Viés
Antes de tudo, diferente do que muitas pessoas pensam, o viés não é um tipo de tecido em tiras, mas sim uma técnica de acabamento para completar as roupas e outras peças que estão sendo produzidas.
Sendo assim, é fato que essa técnica se encaixa perfeitamente na definição de aviamentos, uma vez que serve tanto para complementar as roupas quanto para melhorar a estética das mesmas, juntando as duas características em um só procedimento.
Em vista disso, é muito importante que as pessoas responsáveis pela costura dos produtos tenham conhecimento sobre o que é viés e como fazer essa técnica de maneira correta, garantindo os melhores resultados possíveis.
Como aplicar a técnica do viés?
O viés é o sentido que o pedaço de tecido adquire no momento da confecção, ou seja, para cortar o viés é preciso posicionar o tecido desejado em forma de triângulo, fazendo uma mediação de ângulo de 45º graus e, assim, ir cortando as tiras uma por uma.
Esse processo pode ser um pouco demorado de fazer e considerado complexo para a maioria das pessoas que trabalham com a costura, principalmente as mais iniciantes que ainda não possuem tantos anos de experiência.
Sendo assim, seja você uma costureira iniciante que ainda não consegue fazer o viés do zero ou uma costureira experiente que busca otimizar o tempo em relação aos processos de costura, a melhor opção é já comprar esse viés pronto.
Existe uma enorme variedade de opções de viés, diferenciado no tecido, cores e estampas, dependendo de como melhor ele se encaixar nos objetivos da costureira e do cliente.
Desse modo, viés boneon, viés estampado, viés com espessura larga, viés liso, viés de uma só cor, dentre tantos outros são opções que podem ser citadas e escolhidas no momento da compra, facilitando todo o processo de costura.